A cirurgia refrativa é indicada para quem possuí miopia, hepermetropia, astigmatismo ou presbiopia (vista cansada). Ela tem como objetivo diminuir a dependência da pessoa ao uso de lentes corretoras, como óculos e lentes de contato. De maneira geral, a liberdade total do uso de óculos para as atividades diárias é alcançada na maioria dos pacientes antes dos 40 anos de idade submetidos à cirurgia refrativa com o Excimer Laser. No entanto, o uso de lentes corretoras pode ser necessário em algum momento da vida, dependendo da necessidade individual de cada pessoa.
Para ser realizada, deve-se submeter o paciente a uma rigorosa avaliação pré-operatória que inclui a avaliação minuciosa da anatomia da córnea e da óptica ocular. Algumas pessoas, por exemplo, possuem córneas muito finas nas quais não é segura a aplicação do Laser. Outros achados específicos também podem contra-indicar a cirurgia, e a avaliação médica criteriosa é indispensável. Este processo deve ser realizado por um profissional com treinamento e formação adequados, de confiança do paciente.
Normalmente a cirurgia só é indicada para pacientes a partir de 23 anos de idade, após a refração (grau) estar estabilizada por aproximadamente um ano, possibilitando assim, um resultado estável e previsível.