Pré-operatório:
No pré-operatório, o estado clínico-cardiológico do paciente é importante, além de todos os resultados dos exames solicitados pelo médico antes da cirurgia.
- Jejum: Alimentar-se 8hs antes da cirurgia, mantendo-se após em jejum até a realização da mesma. Pacientes diabéticos e usuários de insulina devem suspender o seu uso no dia da cirurgia e avisar o médico anestesista.
- Banho: Tomar banho e lavar bem a cabeça e rosto, não usar nenhuma maquiagem, creme ou perfumes principalmente na região do rosto.
- Familiares: é importante estar acompanhado de um adulto ao vir e ao deixar o hospital, o paciente não deve chegar antes do horário marcado, diminuindo assim a ansiedade da espera.
- Documentação: Quando for convênio, não esqueça de trazer a guia para cirurgia (autorização), como também, todos os exames laboratoriais e de avaliação clínica.
No Centro Cirúrgico:
O paciente ficará aguardando na sala pré-operatória a chegada da equipe médica e o início da cirurgia. Após, será levado para a sala cirúrgica pela enfermagem.
A cirurgia com internação de curta duração oferece ao paciente uma experiência cirúrgica mais rápida, alterando muito pouco sua rotina de vida. Acompanhe algumas informações sobre o procedimento:
- Anestesia local/sedação: é aplicada em todos os casos de catarata. As técnicas utilizadas permitem que o paciente permaneça o tempo todo consciente e participante, absolutamente relaxado e sem qualquer tipo de dor. O paciente pode andar imediatamente após a cirurgia; podem ocorrer às vezes reações colaterais como náuseas, vômitos e tosse no pós-operatório.
- Técnica cirúrgica: o médico realiza uma pequena incisão, permitindo a recuperação mais rápida da visão.
- Esterilização: a utilização de materiais descartáveis, associado a um serviço de esterilização perfeito e seguro, garante a redução nos riscos de infecção.
- Alta: geralmente, o paciente recebe alta até uma hora após a cirurgia. Deve continuar seu repouso em casa, retirando o curativo na hora determinada, retornando no dia seguinte para uma avaliação médica.
- Medicação: após a cirurgia, o paciente e seus familiares são responsáveis pela administração de medicamentos como colírios, que combinam antibióticos com anti-inflamatórios.
Pós-operatório:
Depois da cirurgia, alguns cuidados precisam ser observados pelo paciente e/ou por seus acompanhantes, sempre seguindo as recomendações médicas:
- Comparecer fielmente às consultas marcadas para acompanhamento do pós-operatório, pois elas são de extrema importância;
- Não realizar exercícios físicos que exijam muito esforço como levantar peso, movimentos bruscos com a cabeça etc. Caso pratique alguma atividade física de rotina, consultar o médico, para saber quando poderá voltar a praticar a atividade;
- Evite coçar os olhos e procure utilizar lenços apropriados para limpeza na região do olho operado;
- Lavar as mãos antes de pingar os colírios;
- Lavar a cabeça com olhos bem fechados;
- Evitar deitar do lado do olho operado;
- Pode assistir TV e ler desde que esteja se sentindo bem;
- Manter alimentação normal;
- Não expor-se a fontes de calor intenso e nem à iluminação forte na primeira semana.
Observações: A primeira semana é fundamental para a cicatrização. O paciente pode apresentar fotofobia (sensação de desconforto à luz), discreto inchaço na pálpebra e leve vermelhidão. Podem surgir hematomas no local da anestesia. As recomendações médicas do pós-operatório devem ser seguidas à risca pelo paciente e seus acompanhantes, para evitar complicações associadas à cirurgia, como infecções, hemorragias e inflamações.