Doenças

Oclusão da Veia Central da Retina

 

A oclusão da veia central da retina é um bloqueio na veia situada no centro da retina impossibilitando que o sangue flua corretamente nos olhos. A doença subdivide-se em isquêmica, que são os mais raros e complicados, ou não-isquêmica. Em geral, a oclusão da veia central acomete pessoas com problemas de coagulação, hipertensos e pacientes com glaucoma ou diabetes Melliteus.

Sintomas:

Os principais sintomas de oclusão da veia central da retina são visão borrada, defeito no campo visual e hemorragias intrarretinianas. Além disso, é comum o paciente apresentar veias dilatadas e tortuosas.

Causas:

A doença pode ocorrer em pessoas com problemas de coagulação, glaucoma, diabetes e hipertensão. A causa da doença se dá devido à formação de um coágulo de sangue dentro da veia central da retina.

Tratamento:

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença. Em alguns casos, tratamentos a laser são mais recomendáveis. Em geral, usa-se o laser comum, de fotocoagulação e outro laser específico, o de micropulso. Para alguns casos, é recomendado o uso de medicamentos intraoculares como complemento do tratamento, mas em situações mais alarmantes, como casos isquêmicos mais complexos, a intervenção cirúrgica pode ser o meio mais eficiente de tratamento e a cirurgia de correção é a vitrectomia.