Definição:
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorre geralmente após 60 anos de idade e afeta a área central da retina responsável pela visão de alta resolução (mácula). A DMRI acarreta ao paciente dificuldades principalmente de leitura e de escrita.
Fatores de risco:
Diversos fatores podem estar associados ao aparecimento da DMRI, porém, os mais comuns são: história familiar de DMRI, pele e olhos claros, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras.
Formas de Apresentação:
A DMRI pode ser dividida em duas formas de apresentação:
a) Forma seca (drusas ou atrofia geográfica): Acomete 90% dos casos, sendo considerada a forma mais branda. Os pacientes geralmente permanecem com boa acuidade visual.
b) Forma exsudativa (úmida ou molhada): Responde por 10% dos casos, porém quando não tratada, é responsavel por 90% dos casos de cegueira legal causados pela DMRI.
Sinais e Sintomas:
Os principais sintomas são visão borrada ou distorcida, diminuição da sensibilidade ao contraste e necessidade de iluminação mais intensa para ler.
Diagnóstico:
A suspeita da DMRI se dá através do exame de fundo de olho, mas a confirmação do diagnóstico depende de exames específicos, como a Retinografia Colorida, Angiofluoresceinografia e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT).
Tratamento:
O tratamento inclui a prescrição de poli-vitamínicos específicos a base de Luteína, Zeaxantina e Ômega 3 (forma seca), além da injeção intra-ocular de agentes anti-angiogênicos que reduzem a proliferação de vasos sanguíneos, que devem ser aplicados em ambiente hospitalar com anestesia local (forma úmida).
Prevenção:
Além das vitaminas e antioxidantes, o uso de óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB se faz necessária. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI. O tabagismo aumenta em duas vezes a incidência da DMRI, e portanto, deve ser evitado.